Sites Grátis no Comunidades.net




Partilhe esta Página


CHAKRAS
CHAKRAS

 

      CHAKRAS E SEUS SIGNIFICADOS

 

 

 

A palavra "Chakra" vem do Sânscrito e significa "roda de luz". Os Chakras são centros de energia, que representam os diferentes aspectos da natureza sutil do ser humano. São eles: corpo físico, emocional, mental e energético. Os sete principais Chakras ficam localizados ao longo da coluna vertebral do corpo humano e, segundo a Tradição Hindu, seguem as cores do arco-íris. Confira abaixo o significado de cada um:

 

 

CHAKRA CORONÁRIO

CHAKRA CORONÁRIO Cor: Lilás e dourado Pedras mais usadas: Quartzo Branco, Ametista, Diamante, Fluorita Representa nossa ligação com o Alto, a Energia Superior, o Universo. A sua função principal é evoluir, ascender e se aprimorar como ser humano. Percebemos o Chakra Coronário em desequilíbrio quando apresentamos falta de inspiração, confusão, tristeza relacionada à falta de esperança, alienação ou hesitação em servir ao bem comum.

 

 CHAKRA FRONTAL

 

CHAKRA FRONTAL Cor: Azul índigo Pedras mais usadas: Sodalita, Azurita, Lápis Lazuli, Cianita Representa a mente e a intuição. A função dupla desse chakra faz com que ele seja um dos mais difíceis de manter o equilíbrio, pois o excesso de uma característica leva à falta da outra. Quando em desequilíbrio, pode desencadear falta de concentração, medo, cinismo, tensão, pesadelos, e excesso ou falta de sono. Também é recorrente ter um acúmulo de pensamentos.

 

 

       CHAKRA LARÍNGEO

CHAKRA LARÍNGEO Cor: Azul claro Pedras mais usadas: Água Marinha, Quartzo Azul, Turquesa, Larimar Tem ligação com a maneira que cada um se expressa. A função principal desse chakra é o se expressar. Por isso, a autoexpressão e a comunicação são as palavras-chaves dele. Ajuda a relacionar e exteriorizar o que sentimos e o que pensamos. Percebemos que o Chakra Laríngeo está em desequilíbrio quando apresentamos problemas na comunicação - geralmente a falta dela - o uso insensato do conhecimento e a falta de discernimento. Nesse caso, a pessoa pode falar demais ou dizer bobagens por querer esconder o que sente. Num outro extremo, pode tender a falar pouco e "engolir sapos".

   CHAKRA CARDÍACO

CHAKRA CARDÍACO Cor: Verde e rosa Pedras mais usadas: Quartzo Rosa, Quartzo Verde, Turmalina Melancia, Esmeralda Simboliza o centro das emoções. Esse chakra é o centro do amor e sabedoria nas relações emocionais. Gera estabilidade e confiança, além de trabalhar as manifestações reprimidas e as feridas emocionais. Quando o Chakra Cardíaco se mostra em desequilíbrio, pode gerar repressão do amor, instabilidade emocional, sensação de opressão e/ou peso no peito.

 CHAKRA PLEXO SOLAR

CHAKRA PLEXO SOLAR Cor: Amarelo Pedras mais usadas: Citrini Amarelo, Cristal com Enxofre, Topazio Imperia, Calcita Amarela É onde "mora" o ego de cada um, representa a força do indivíduo. Sua funções primordiais são o poder e a vontade. Também mostra como está nossa digestão (de situações), nossos humores e controle. Quando o Plexo Solar está com excesso energético pode gerar egoísmo, egocentrismo, fúria, medo, ódio e dificuldade em assimilar/digerir. E quando está com baixa energia, a pessoa fica apática, sem força de vontade e insatisfeita.

       CHAKRA SACRO

CHAKRA SACRO Cor: Laranja Pedras mais usadas: Jaspe, Ágata de Fogo, Granada, Coral Tem ligação com a criatividade e a vitalidade. As funções principais do Chakra Sacro são sexualidade, vitalidade e criatividade. Ele corresponde à nossa autoestima, à energia sexual e à expressão do "eu" através da sexualidade e/ou criatividade. É no centro energético do bem-estar físico, do prazer e da realização que se percebem as mágoas, sentimentos de culpa e medo (pecado). Quando este Chakra está em desequilíbrio pode gerar dificuldades sexuais, ausência de objetivos, sentimento de impotência, confusão, ciúme, inveja ou desejo de possuir. Impacta diretamente no desejo e na vontade de viver, alcançar outros patamares, enfrentar desafios e viver o presente.

         CHAKRA BÁSICO

CHAKRA BÁSICO Cor: Vermelho Pedras mais usadas: Turmalina Preta, Quartzo Fumê, Ônix, Hematita A sua função é a sobrevivência, que inclui a própria segurança e as necessidades físicas básicas, tais como comer, beber e dormir, além do sexo e do abrigo. Quando está em desequilíbrio, pode gerar insegurança, falta de "gana", atitudes mais violentas, ganância ou fúria. A pessoa ainda apresenta uma demasiada preocupação com a própria sobrevivência, tensão, o "viver para ter".

                            

 

 

                                                PAZ

A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta.

Se mantenha em paz como nasceste A libertação do desejo

conduz à paz interior. O ancioso não tem paz. Quem faz o bem,

conquista paz interior. O primeiro dos bens, depois da saúde, é a

paz interior Desenvolver força, coragem e paz interior demanda

tempo. Não espere resultados rápidos e imediatos, sob o

pretexto de que decidiu mudar. Cada ação que você executa

permite que essa decisão se torne efetiva dentro de seu coração

e aí há a paz. O sossego interior, se queres atingi-lo, Não deixes

coisa alguma incompleta ou adiada. Não há nada que dê um

sono mais tranqüilo Do que a paz que você trás. Descobri que o

mais alto grau de paz interior decorre da prática do amor e da

compaixão. Quanto mais nos importamos com a felicidade de

nossos semelhantes, maior o nosso próprio bem-estar e aí há

paz. Ao cultivarmos um sentimento profundo e carinhoso pelos

outros, passamos automaticamente para um estado de

serenidade,de paz que ela trás. Esta é a principal fonte da

felicidade. Sem paz interior, sem calma interior, é difícil

encontrar uma paz duradoura. O segredo da minha paz interior

consiste em nunca discordar da voz de Deus em minha

consciência e nunca esquecer das lições obtidas ao longo da

vida! A paz interior é o seu maior tesouro. Não deixe que a

ansiedade venha rouba-lá, Nem permita que alguém a destrua.

Seja com atitudes ou comentários. Seja você revestido da

certeza, De que a noite mais escura vai passar... Então,deixe a

paz invadir seu coração Para de repente,que sabe, te encher de

paz Como se o vento de um tufão Arrancasse os teus pés do

chão Onde tu já não se enterre mais A paz faz o mar uma

revolução Invade destino... A paz como uma grande explosão De

uma bomba sobre o Japão Fez nascer um Japão na paz Eu pensei

em mim Eu pensei em ti Eu chorei por nós Que contradição Só o

silêncio trás a paz Tu vais Parar na beira do cais Onde tua

"guerra" chegou ao fim Onde o fim da tua tarde é lilás Onde o

mar arrebenta mais E se escuta o silêncio da paz Eu pensei em

mim Eu pensei em ti Eu chorei por nós Que contradição Só a

guerra traz a paz...